OLHARES FEMININOS

10 Mulheres Comediantes Melhores que o Danilo Gentili

Uma lista de humoristas que escrevem, atuam e produzem comédia sem precisar ofender ninguém

O comediante Danilo Gentili foi condenado a uma pena de seis meses e 28 dias pelo crime de injúria à deputada federal Maria do Rosário. Famoso por suas declarações gordofóbicas e machistas ao longo de sua carreira, o apresentador do The Noite vem tentando acusar a Justiça brasileira de censura e reclamando seu direito de expressão. Ainda se confunde por aí a penalização sobre o discurso de ódio com censura, mas para a lei da maioria dos países agressão verbal não é liberdade de expressão.

Com isso em mente, listei 10 comediantes que poderiam ser alvo das piadas machistas de Gentili, mas que são na verdade ótimas opções para a gente assistir ao invés do programa dele. Elas escrevem, tem seus próprios programas, atuam e fazem stand-up e ainda são engraçadas de verdade:

1. Ellen DeGeneres

Assim como Gentili, Ellen começou a carreira fazendo stand-up e atualmente tem um dos programas de entrevistas mais assistidos nos EUA. A comediante ficou conhecida por estrelar na sitcom “Ellen” no anos 90, onde fez história com o episódio em que sua personagem (e ela própria) literalmente saíram do armário. Aos 61 anos, ainda é uma das principais referências do humor no seu país e no mundo. Em 2018 ela voltou aos palcos para o especial Relatable, que pode ser assistido no Netflix.

2. Tatá Werneck

Atriz de comédia desde os tempos em que a MTV passava clipes, Tatá é hoje uma das principais humoristas do Brasil. Além de atuar em novelas e filmes, hoje é dona do premiado programa de entrevistas Lady Night, que pode ser assistido no canal Multishow.

COMEDIANTES

3. Chelsea Handler

Mais uma que começou a carreira nos palcos com um microfone e depois ganhou seus próprios programas: The Chelsea Handler Show, Chelsea Lately e After Lately. Em 2016, a Netflix a convidou para fazer o Chelsea, o primeiro talk show da plataforma.

4. Nikki Glaser

Uma das minhas favoritas, Nikki é do time das desbocadas e adora falar sobre sexo. Deus me live, quem me dera. Trabalhou com stand-up desde os dezoito anos, apresentou o podcast You Had To Be There e um programa de entrevistas cômico chamado Not Safe with Nikki Glaser, que pode ser assistido no perfil do Comedy Central no YouTube. Alguns dos seus números de stan-up podem ser ouvidos no Spotify. Nikki também está no episódio 2 da primeira do especial The Stand-Ups, no Netflix.

5. Amy Schumer

Amy escreve, dirige e produz comédia. Além de ter a sua própria série de TV, Inside Amy Schumer, ela tem dois especiais que podem ser assistidos no Netflix, The Leather Special e Growing – eu recomendo os dois. Sempre abordando temas como liberdade sexual e padrões de beleza, ela também escreveu o filme Descompensada e o livro autobiográfico A Garota com a Tribal nas Costas.

6. Dani Calabresa

Dani começou sua carreira em 2005, fazendo parte do Comédia Ao Vivo um dos primeiros grupos de stand-up comedy do Brasil. Além de atriz, trabalha como roteirista de humor desde 2010, tendo escrito para programas televisivos como Comédia MTV e Zorra Total. Ganhou o Prêmio de Melhor Atriz Humorística no Qualidade Brasil e Melhor Comediante no Melhores do Ano, em 2016.

7. Tina Fey

Rainha da comédia, Tina Fey não podia ficar fora dessa lista. Principal roteirista do SNL (Saturday Night Live) ganhou diversos prêmios ao longo da carreira seja por seu trabalho como atriz, como por seus roteiros, incluindo o Globo de Ouro e o Emmy. Fey também é a criadora das séries 30 Rock e do maravilhoso Unbreakable Kimmy Schmidt, que estreou originalmente na NBC e depois foi comprado pela Netflix. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi quando escreveu e atuou no filme Meninas Malvadas. Perfeita nunca errou.

8. Amy Pohler

“Mais que amigas, friends” – podia ser a legenda de uma foto de Amy e Tina. Amigas há mais de 20 anos, trabalharam juntas em SNL quando Amy substituiu Jimmy Fallon. Conhecida também por atuar, produzir e escrever para o seriado Parks and Recreation, ela recentemente produziu e escreveu a série Boneca Russa, no Netflix.

COMEDIANTES-MICRO2

9. Tig Notaro

Escritora, radialista e atriz, Tig é conhecida por uma longa e premiada carreira de stan-up. Seus shows trazem um humor de observação, muitas vezes sombrio – especialmente quando aborda sua vida pessoal e sua história com o câncer. É possível ouvi-la no Spotify ou assistir suas inúmeras performances no YouTube, sem falar, é claro, de seus dois especiais no Netflix: TIG e Happy to Be Here.

10. Ali Wong

Conhecida por seus dois especiais na Netflix, Baby Cobra e Hard Knock Wife, Ali fala sobre sexismo e maternidade em suas piadas. Além de ter participado em inúmeros filmes como atriz, ela também aparece nos programas de outras mulheres citadas nessa lista como Amy Schumer e Chelsea Handler.

Bônus:

Michaela Coel

Talvez você a conheça por sua participação em Black Mirror ou Star Wars, O Último Jedi, mas a atriz londrina caiu nas graças dos críticos por escrever e atuar na série de comédia Chewing Gum, pela qual ganhou um BAFTA em 2016. Com humor, a série conta a história de uma jovem virgem e sua família de imigrantes religiosos em Inglaterra.

Flavia Doria é jornalista e fundadora do aletraeffe.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo protegido :)