Editorial

A Letra Effe nasceu de uma vontade de conjugar uma escrita pessoal, no meu lugar de fala como mulher, com tudo que eu aprendi e desaprendi-para-aprender-de novo como jornalista. E também de uma ligeira pretensão de ser um espaço para alcançar e englobar outras mulheres que se identifiquem com esse tipo de narrativa. 

Dessa forma, este site não tem uma temática definida, mas uma alma que se traduz como uma posição editorial fixa: assuntos cotidianos sob um olhar feminino e feminista. Duas palavrinhas com “a letra effe” muito mal interpretadas por aí.

Esse espaço entende que o feminismo não é uma editoria segmentada em um jornal: cidade, economia… feminismo. Também não é um clube em que só participa quem tem carteirinha e um checklist na bibliografia completa, mas sim uma ideia, uma filosofia que acompanha uma visão de mundo onde as pessoas tem o mesmo valor e direito independentemente do gênero – e por isso pode estar presente em qualquer assunto.

Da mesma maneira, A Letra Effe entende como feminino todo o maravilhoso universo atribuído culturalmente às mulheres, que transcende as noções de gênero e está em constante transformação e redefinição. 

Dito isto, todo conteúdo desse blog segue os seguintes valores:

FEMINISMO E IGUALDADE

Reconhecimento das nossas diferenças sem hierarquizá-las. Esse site apoia a valorização da diversidade através do respeito à todas as causas que lutam não só pela igualdade de direitos como pela inclusão social. A autora desse site apoia não só a igualdade de gênero, como o reconhecimento das diferentes identidades sociais não-binárias, a comunidade LGBTQ+, as lutas sociais de igualdade entre raça e classe. 

SORORIDADE

Exercício de um olhar positivo e empático sobre outras mulheres, livre da competição, ressentimento ou pré-julgamento ao qual somos estimuladas a ter entre os nossos pares. 

HUMOR

São tempos difíceis e nós todos precisamos de alguma leveza. O humor nos mantém mais unidas e nos ajuda a não nos levar a sério demais. 

RESPONSABILIDADE

Em um momento de fake news e pós verdades, pesquisas e cuidados com fontes na menção de qualquer assunto são fundamentais para produção de um conteúdo responsável. Mesmo reconhecendo a vulnerabilidade envolvida no trabalho de opinião, esse site tem como princípio a busca por um diálogo questionador e ponderado com as leitoras. 

error: Conteúdo protegido :)